O Espraiado de Portas Abertas (EPA) foi criado em 2008 no formato de circuito por iniciativa dos moradores do Espraiado, como forma de valorizar a cultura de Maricá e incentivar as tradições rurais do bairro. Desde 2013 é organizado pela Secretaria de Turismo de Maricá e atualmente tem o apoio das secretarias de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SECAPPA), Promoção e Projetos Especiais (SPPE) e da CODEMAR, além do Maricá Convention & Visitors Bureau (C&VB). O projeto tem como premissa a geração de fluxos de frequentadores (principalmente munícipes e turistas do entorno de Maricá) possibilitando que produtores rurais, donos de bares e restaurantes, artesãos e demais comerciantes do bairro exponham e vendam seus produtos.
O evento consiste na ‘abertura das portas’ dos sítios, bares, restaurantes e demais estabelecimentos do Espraiado para um público interessado em vivência rural. O ano-base de 2023 do Plano Maricá 2030 contempla ações realizadas a partir de dezembro do ano anterior. As atividades do Espraiado de Portas Abertas que estiveram sob responsabilidade dos gestores do Plano Maricá 2030 para o ano de 2023 são as seguintes: dezembro de 2022, fevereiro, abril, junho, agosto e outubro de 2023.
A edição de outubro do Espraiado de Portas Abertas aconteceu no dia 08 daquele mês e teve como prato temático a gastronomia com aipim, em que os estabelecimentos ofereceram refeições feitas com uma das raízes mais cultivadas e consumidas no Brasil. O aipim (ou mandioca, macaxera) é muito cultivado e consumido em Maricá, de modo que a edição de outubro do EPA, contribuiu com a ativação da produção de produtos orgânicos no município, garantindo renda para os produtores rurais locais.
Galeria:
Clipping Material Gráfico:
Clipping Notícias: