Itaocaia Valley é um bairro de características únicas no distrito de Itaipuaçu. Predominantemente rural e muito próximo do ambiente urbano e da praia, é também um lugar importante para a história de Maricá e também da ciência, tendo em vista a passagem de Charles Darwin pelo bairro. Entendendo a potencialidade do bairro, foi criado um circuito de turismo rural no bairro chamado Vem Viver Itaocaia Valley (VVI), com objetivo de oferecer novas oportunidades para o trade turístico local e para o público visitante de Maricá. No escopo das estratégias do VVI está o evento Curta Itaocaia Valley, elaborado com base no Espraiado de Portas Abertas, no distrito de Ponta Negra.
A ideia do Curta Itaocaia Valley é que, assim como no Espraiado, sítios, fazendas e estabelecimentos gastronômicos e de entretenimento promovam atividades para além das que já realizam normalmente, englobando lazer, música, cultura, artesanato e diversão para famílias e demais frequentadores. Desse modo, aliado à proposta do circuito Vem Viver Itaocaia Valley, espera-se que o evento possa criar uma nova dinâmica turística para a região de Itaocaia Valley, promovendo o turismo rural e diversificando a oferta de Itaipuaçu.
O mês de maio marcou a segunda edição do evento Curta Itaocaia Valley. Na ocasião, além das tradicionais apresentações musicais, gastronomia e artesanato nos estabelecimentos participantes, incentivou-se a ida à exposição permanente ‘Caminhos de Darwin’, na Fazenda Itaocaia, e uma ação da Associação de Guias de Turismo de Maricá (AGM) que realizou um ‘city tour’ ao longo do bairro para apresentar o circuito Vem Viver Itaocaia.
Galeria:
Clipping Material Gráfico:
Clipping Notícias: