O Núcleo ArteMar foi criado através do termo de colaboração celebrado entre a CODEMAR, Secretaria de Promoção e Projetos Especiais e a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ). O projeto foi elaborado a partir da consideração da importância do setor de artesanato para o desenvolvimento socioeconômico e para a promoção turística de Maricá e nas feiras de artesanato e artes manuais que são organizadas no município e são organizadas ou apoiadas pelo poder público municipal, a saber: Feirarte; Feira Maricá Mostra Cultura; Feira Livre Solidária; Feira da Agricultura Familiar; Feira da Colmeia; e Feira Natureza, Arte e Cultura.
Em 2024, o Núcleo foi bastante ativo no fornecimento de estrutura de barracas para as feiras integradas no projeto, além de viabilizar a participação do artesanato nos eventos geradores de fluxo em Maricá e em eventos fora do município, promovendo a cidade a partir do seu artesanato. Desses eventos, destacam-se a 16ª Rio Artes, no município do Rio de Janeiro, e o 2º Congresso Estadual de Turismo Rural e de Aventura, realizado em Teresópolis.
Além disso, foi realizado em 2024 o primeiro Ciclo de Workshops de Capacitação Profissional ArteMar, composto por quatro encontros nos quais os artesãos ampliaram seus conhecimentos sobre turismo, negócios, atendimento, marketing e fotografia. Outra ação importante foi a viabilização de cadastros de artesãos para aceitarem a moeda social Mumbuca como forma de pagamento, ampliando a rede de empreendimentos que recebem essa forma de pagamento, e inserindo cada vez mais os artesãos de Maricá no circuito de renda básica de cidadania.
Galeria:
Clipping Fotográfico:
Clique aqui
Clipping Notícias:
Clique aqui