Exposição Artes Plásticas – Canto Porque Resisto – 13/02 a 12/06

A exposição de artes plásticas Canto Porque Resisto foi organizada pela Secretaria de Cultura de Maricá para celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, com a curadoria de Luiz Guilherme Vergara, e esteve em exibição de 1º de maio a 30 de julho de 2022. Houve o entendimento de que a ação geraria mídia espontânea e promoveria a imagem do município.

De fato, pode-se inferir que esse objetivo foi alcançado. Por ocasião da exposição, foram encontradas notícias no site da Prefeitura de Maricá, abordando a relevância social e cultural da arte no Brasil e no município. Além disso, a exposição ‘Canto Porque Resisto’ também foi matéria nos sites dos jornais O Fluminense, ErreJota Notícias, M1 News TV (Maricá News) e no portal G1 Globo Região dos Lagos (gerido pela rede Inter TV, afiliada da Rede Globo de Televisão). Com essa informação, percebe-se que o evento teve divulgação ampla dentro da região metropolitana do Rio de Janeiro (especialmente em veículos de alcance em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e de Maricá) e da Região dos Lagos, atingindo um número considerável de pessoas.

A exposição contou com 27 obras contemporâneas e experimentais de cinco artistas consagrados que residem na cidade e têm carreiras consolidadas no circuito de museus e galerias de arte do Brasil e em outros países: Bill Lundberg; Edmilson Nunes; Jarbas Lopes; Marcos Cardoso; e Regina Vater. Algumas obras estiveram expostas no interior, na fachada e no entorno do prédio histórico da Casa de Cultura de Maricá.

Essa exposição trouxe considerável visibilidade para o município de Maricá, tendo em vista, primeiramente, a curiosidade que as artes despertaram nas pessoas que passavam próximo à Casa de Cultura (vide Figura 36). O interesse das pessoas em entender do que se tratava denotou a relevância da exposição. Em segundo lugar, o município valorizou seus artistas locais: assim como no projeto Pratas da Casa e em eventos musicais que contam com músicos e bandas de Maricá, os artistas plásticos residentes no município também tiveram apoio do poder público na organização de uma ação para exporem seus trabalhos.

A mídia que a exposição teve atenta para a importância da divulgação de iniciativas como essa, de valorização das artes produzidas localmente. Em termos de promoção turística, isso estimula pessoas a conhecerem e entenderem a dinâmica cultural de Maricá, conferindo ao município destaque em ações voltadas a esse setor. Isso reflete e comprova a transversalidade do turismo, em que houve diálogo do cultural com o social, em esforços de promoção e organização da exposição. É possível que outros artistas locais e de outros municípios do estado do Rio de Janeiro ou de outros estados se interessem em expor suas produções em Maricá, dando novas oportunidades para o setor cultural e para os outros setores que podem se beneficiar de novas exposições de artes plásticas.

 

Galeria:

 

Clipping Material Gráfico:
Clique aqui

Clipping Notícias:
Clique aqui