O Circuito Maricá de Pesca Esportiva é um evento composto por etapas que acontece nas orlas das praias de Maricá. A organização do circuito foi feita pela Coordenaria de Pesca Esportiva e Amadora de Maricá (vinculada à SECAPP) em parceria com as secretarias de Promoção e Projetos Especiais, de Turismo, de Esporte e Lazer, além da CODEMAR.
A pesca esportiva é uma variação da pesca recreativa, que é realizada como uma atividade de lazer, não sendo a fonte de subsistência do pescador. O diferencial é que existe uma série de convenções entre os pescadores e regras, sendo a principal, a devolução do peixe à água. A modalidade é focada em competições baseadas em regras e/ou objetivos.
Vale ressaltar dois pontos importantes: as competições do Circuito da Pesca de Maricá respeitam as recomendações de medidas mínimas de captura estabelecidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); e todo o pescado foi doado para instituições de caridade e comunidades da cidade, junto com os alimentos não perecíveis trazidos pelos competidores. Tal iniciativa evidencia não apenas o caráter turístico, esportivo e recreacional do evento, mas também seu aspecto social, pois permite uma renda extra para comerciantes, insere as praias do município no circuito da pesca esportiva e ajuda no combate à fome e à insegurança alimentar.
Há que se frisar que o Circuito é baseado nos princípios da sustentabilidade ambiental, pois conta com regras claras e rígidas a respeito das espécies que podem ser pescadas, além de garantir que não há agressão à fauna marinha do litoral maricaense, e por respeitar todas as normas estabelecidas pelo Ibama para a prática da atividade. Isso traz para o município impactos positivos, pois garante renda para os setores gastronômico e de hospedagem, permitindo que esses empresários honrem seus compromissos financeiros, e auxilia no combate à fome e à insegurança alimentar, graças à distribuição dos peixes pescados.
A principal oportunidade observada para o município com esse evento está no marketing. Ao promovê-lo como um circuito de pesca esportiva responsável e sustentável nas perspectivas social, econômica e ambiental, o evento tem potencial não apenas de revelar o litoral de Maricá como um município propício para a prática da modalidade, mas também de inspirar que outros municípios no estado e no país elaborem circuitos de pesca esportiva inspirados na proposta maricaense. Além disso, esse marketing também geraria conscientização da população local, que perceberia positivamente tais competições, tendo em vista que os debates sobre sustentabilidade têm sido cada vez mais presentes na sociedade como um todo.
Galeria:
Clipping Material Gráfico:
Clique aqui
Clipping Fotográfico:
Clique aqui
Clipping Notícias:
Clique aqui