ART&BIER – De 28 a 31 de Julho

O Festival Art&Bier contou com outras edições em diferentes bairros de Maricá, sendo uma delas em Ponta Negra, no final do mês de julho de 2022 (do dia 28 ao dia 31).

A edição de Ponta Negra esteve integrada ao Maricá Surf Pro-AM 2022, uma das etapas do circuito de surfe do estado do Rio de Janeiro. A integração de um campeonato de surfe com um evento cervejeiro, que contou com atrações musicais, foi entendida como uma oportunidade interessante para o setor gastronômico e as cervejarias artesanais de Maricá. Primeiro porque tratou-se de um evento esportivo dedicado a uma modalidade que trouxe medalhas olímpicas para o Brasil na Tóquio 2020 (na estreia do esporte em jogos olímpicos). O surfe, assim como o skate, tem potencial de atração de pessoas aficionadas em qualquer localidade que seja propícia para sua prática.

Aliar um esporte já consolidado (e com potencial de crescimento) com um evento que mescla cultura e entretenimento, mostrou-se uma decisão coerente do ponto de vista mercadológico, econômico e sociocultural. Tanto que para além da divulgação do evento nos sites e redes sociais e órgãos da administração pública local (Prefeitura de Maricá, CODEMAR, Secretaria de Turismo e SPPE), o Art&Bier de Ponta Negra foi divulgado por veículos de imprensa locais (Lei Seca Maricá, ErreJota Notícias, TV Itaipuaçu, TV Ondas) e de outros municípios (Conexão Fluminense, GB News e O São Gonçalo, por exemplo). Tal fato permite inferir que aliar esporte, cultura, cervejaria, gastronomia, entretenimento e lazer representa uma oportunidade única de despertar interesse nos munícipes e em moradores de municípios vizinhos e, com o êxito do evento, atrair pessoas de diferentes regiões do estado para prestigiarem as competições de surfe na Praia de Ponta Negra e, em seguida, apreciarem atrações musicais e desfrutarem do melhor da cervejaria artesanal de Maricá.

O Festival Art&Bier, assim como o Maricá Bier Fest (ver seção 1.17) tem como premissa dar visibilidade aos setores cervejeiro e gastronômico em Maricá, priorizando os bares e cervejarias do município na realização de cada evento. Nesse sentido, o evento preza pela valorização do empreendedorismo local, garantindo ao Polo Cervejeiro de Maricá e ao setor gastronômico ampla visibilidade perante à comunidade residente, aos turistas, aos empresários locais e possíveis investidores externos, potencializando, assim, os efeitos positivos de um festival cervejeiro na cidade. Foi no contexto desses festivais que foi organizado e lançado o Polo Cervejeiro de Maricá em 2022, contando com todas as cervejarias artesanais do município.

Conforme exposto anteriormente, o Art&Bier de Ponta Negra representou a oportunidade atrair turistas motivados pelo esporte e pelo entretenimento, bem como pela cultura cervejeira e pela gastronomia de Maricá. Entendemos que tal evento permite prospectar resultados consideráveis para o turismo de Maricá e para os setores envolvidos.

Primeiramente, destaca-se que o setor de cervejaria artesanal esteve representado por todo o Polo Cervejeiro de Maricá. A representatividade do empreendedorismo local confere ao evento um caráter agregador e diversificador da dinâmica empresarial de Maricá (garantindo-lhes oportunidade de expor e vender seus produtos em eventos temáticos), bem como da oferta turística do município. Em segundo lugar, é também uma oportunidade para artistas e outros segmentos do entretenimento maricaense, fluminense e nacional se apresentarem para o público, fazendo com que a cidade se “movimente” para garantir aos trabalhadores, empresários, moradores e turistas experiências memoráveis em entretenimento na cidade.

Desse modo, entendemos que o evento Art&Bier, aliado a outros eventos (organizados e idealizados por outras entidades públicas ou privadas) permite projetar resultados interessantes para os setores envolvidos no curto, no médio e no longo prazo. Para que isso se concretize é preciso intensificar a conscientização do empresariado local e da comunidade residente da importância do PMDTS Maricá 2030 para e economia do município – e também para a região do entorno. De acordo com o estudo de Viana (2022), o desenvolvimento turístico de Maricá pode auxiliar no desenvolvimento socioeconômico de municípios do entorno, principalmente no que diz respeito na absorção de mão de obra, conforme os resultados obtidos pelo autor com entrevistas com representantes do trade turístico local e com a sociedade civil.

Aprimorando o setor turístico (hotéis, pousadas, restaurantes, bares etc.) e a qualidade dos eventos e atrativos turísticos locais, será possível atrair novas competições, novos eventos esportivos (conforme já salientado no item 1.1 – Maricá Paradesportivo) e, com isso, atrair também novos investidores que poderão trazer para o município mais empreendimentos de turismo, entretenimento, lazer, cultura, hospedagem e gastronomia, garantindo a Maricá a possibilidade de competir turisticamente com outros municípios e regiões do estado e do Brasil – oferecendo serviços variados e de qualidade para essa demanda.

 

 

Galeria:

Clipping Material Gráfico:

Clique aqui

Clipping Notícias:

Clique aqui