A edição de fevereiro do Festival Pedacinho do Céu aconteceu do dia 10 ao dia 12 daquele mês, esteve articulada ao Circuito Sol & Samba, teve como temática o ‘Samba das Antigas’ e reuniu diversas atividades culturais e esportivas, gastronomia e promoção dos pontos turísticos da cidade. A novidade foi a mudança do local de realização do evento, que aconteceu no mesmo espaço do Natal Iluminado de Maricá, para ampliar o espaço para o público. Além disso, essa edição também foi um ponto de apoio para recolhimento de donativos para as pessoas que ficaram desabrigadas por conta do temporal que atingiu a cidade no dia 07/02[1].
Por ter sido uma edição que estava no escopo de um projeto integrador dos eventos de Carnaval, e ocorrido em um período de alta temporada, o Pedacinho do Céu de 2023 foi frequentado por um bom número de moradores e principalmente turistas, sendo uma edição exitosa e confirmando o potencial turístico e transformador do evento para a economia local – mesmo em um momento realizado em alta temporada.
Há que se levar em consideração que o evento contou com divulgação da Prefeitura de Maricá em seu website oficial e dos órgãos envolvidos com a realização do festival (CODEMAR e Secretaria de Promoção e Projetos Especiais) em suas redes sociais (Facebook, Instagram, dentre outras). Esforços de publicidade em redes sociais permitem divulgação eficaz para um grande número de pessoas com custos relativamente baixos, especialmente em relação às redes sociais que permitem compartilhamento de conteúdos multimídia.
Mesmo que as adversidades climáticas tenham adiado algumas atrações, entendemos que a edição de fevereiro do Festival Pedacinho do Céu cumpriu seu objetivo de impulsionar fluxos turísticos para Maricá, bem como de aumentar a oferta de eventos culturais e musicais no município, fortalecendo sua imagem de destino cultural no estado do Rio de Janeiro.
Galeria:
Clipping Material Gráfico:
Clipping Notícias: